A verdade sobre se a cor com amoníaco danifica o cabelo

A verdade sobre se a cor com amoníaco danifica o cabelo

Te mostramos porque esta crença é falsa e como age o amoníaco no cuidado do seu cabelo.

Mesmo que você possa ter escutado rumores ao respeito do dano que pode causar o amoníaco, este composto químico é usado de maneira segura na fabricação de tinturas para o cabelo desde que se criou a primeira tintura, há mais de 100 anos.

Por que é seguro a cor com amoníaco

Na temperatura ambiente, é um gás incolor e seu cheiro penetrante pode levantar dúvidas sobre seu perigo. No entanto, o amoníaco só é tóxico em concentrações muito elevadas, que, de nenhuma maneira, estão presentes nos produtos para a coloração do cabelo. Além disso, tem a vantagem de ser muito volátil (se evapora rapidamente) e de dissolver-se na água com muita facilidade. Por isso, entre outras virtudes, continua-se utilizando na composição das tinturas permanentes.

A tintura permanente trabalha a base de reações químicas que abrem a cutícula, para depois penetrar até a pigmentação do cabelo. As colorações oxidantes necessitam um alcalinizante como o amoníaco para realizar este processo e permitir a formação da cor. O cabelo se incha pelo efeito do amoníaco para deixar que a cor penetre, mas volta à sua posição normal – sem dano nenhum- quando este se evapora e o ph do cabelo retorna aos níveis iniciais.

O amoníaco pode desaparecer rapidamente porque é uma molécula muito pequena que se elimina facilmente depois de agir sobre o cabelo. Em troca, as tinturas sem amoníaco utilizam outras substâncias alcalinas que, devido à sua lenta volatilidade, permanece no cabelo se não forem enxaguadas cuidadosamente.

Os produtos Koleston te oferecem a cor mais fabulosa e segura para o seu cabelo. Koleston em Creme te oferece uma coloração permanente, intensa e duradoura: para luzir esplêndida e brilhar por dentro e por fora.

Artigos relacionados

Produtos Recomendados